top of page

Fonte:

Médicos Nutricionistas Cantal TV NDR Alemanha

A cura de aveia

A Cura de Aveia

Ela é um tratamento complementar

​​A Cura Aveia, demora 3 ou 4 dias para diminuir o açúcar no sangue (Glicose) e combater a resistência à insulina - particularmente interessante para pessoas com diabetes tipo 2, doença hepática gordurosa (Hepatoesteatose)ou para perder peso.

É rica em carboidratos, por isso nos dá muita energia – mas tem um índice glicêmico relativamente baixo. Isto significa: Ao comer aveia (flocos de aveia, farelo de aveia), o nível de açúcar no sangue aumenta apenas lentamente e bem pouco. O beta-glucano, uma fibra da aveia, tem um efeito regulador dos níveis de Glicose no sangue e no metabolismo das gorduras: a aveia pode reduzir os níveis de Colesterol.

  • É recomendado um dia de cura de aveia por semana no caso resistência à insulina.

  • No caso de uma mudança alimentar, especialmente no caso de uma Hepatoesteatose ou de um Diabetes mellitus tipio 2, é recomendado a cura de aveia por 3 ou 4 dias, a cada 6 semanas.

Notas importantes para a cura de aveia de 3 dias

  • Nos dias de terapia, os flocos de aveia (grosso ou finos) só poderão ser preparados com água ou caldo desnatado (quente ou frio).

  • A adição de legumes ou frutas serve para variar o sabor.

  • Não modifique as quantidades dos flocos de aveia, são 75 g

  • Ervas e temperos (salsa, tomilho, hortelã, canela, casca de limão ralada, açafrão, curry...) Cebola, alho

  • Querm quiser pode acrescentar um 4. dia.

  • A ação da cura de avéia permanece por 6 semanas, depois pode repetir.

  • No caso de Diabetes tipo 2 precisa adaptar provavelmente os medicamentos. (acompanhamento médico)

Plano de nutrição Flócos de aveia: 1. - 3. dia

de manhã:

75 g flocos de aveia

ao meio dia:
75 g flocos de aveia

à noite:
75 g flocos de aveia
 

Preparação

1. Flocos de aveia crus

molhar os flocos com água (100 ml - ou caldo de legumes) deixar pernoitar.

2. Flocos de aveia fervidos

ferver flocos de aveia brevemente com 300 a 500 ml de água ou caldo de verduras, sem gordura. Deixe inchar por 5 min. com tampa fechada.

Conforme o gosto pode acrescentar temperos, frutas (por exemplo mamão), mas nada de açúcar ou mel. 

 

Quem quiser pode trabalhar com flocos levemente torrados para obter um leve sabor de nozes.

 

Para uma versão rústica saudável acrescente verduras (como brócolis ou tomate, cozidos ou crus) abacate e até um ovo cozido.

Perguntas

A cura de aveia pode ser usada também contra outras enfermidades além da diabetes?

Sim, de preferência na obesidade, pressão alta e na doença hepática gordurosa não alcoólica. A aveia  tem um efeito positivo também nos níveis de colesterol.

Por quanto tempo e com que frequência você deve fazer a cura de aveia?

A cura clássica de aveia dura três dias – se desejar, você pode adicionar um quarto dia. "O efeito de melhora do metabolismo da cura dura cerca de seis semanas", diz o nutricionista e diabetologista Matthias Riedl. A cura de aveia pode ser repetida a cada seis a oito semanas. Como alternativa, você pode fazer um dia de aveia por semana. A cura de aveia é uma ótima  introdução a uma mudança alimentar permanente .

Você precisa cozinhar os flocos de aveia?

Não, os dias de aveia também podem ser feitos "frios ou crus". No entanto, recomenda-se deixar a aveia de molho por cerca de 30 minutos. A aveia contém ácido fítico, que se liga a minerais como ferro, cálcio, magnésio e zinco. Deixar a aveia de molho antes do consumo facilita a digestão e reduz o teor de ácido fítico.

Os 75 gramas dos flocos de aveia por refeição se aplicam a todos?

A resposta é: sim. Não importa a altura ou o peso, seja homem ou mulher. No entanto, se você realmente não conseguir comer os 75 gramas, pode reduzir um pouco a quantidade.

Afinal, aveia é um carboidrato. Por que o tratamento funciona mesmo assim?

Os carboidratos aumentam a glicose no sangue , e a aveia contém carboidratos. No entanto, o índice glicêmico da aveia é moderado porque os beta-glucanos retardam o aumento da concentração da glicose no sangue. Assim, de acordo com pesquisas atuais, a cura de aveia funciona de forma muito confiável para tornar as células mais sensíveis à insulina.

Canela combina bem?

Temperos como canela, cúrcuma (açafrão) ou ervas como cebolinha são bem-vindas. Consumida com moderação, a canela tem propriedades anti-inflamatórias e digestivas. A canela contém cumarina, que em quantidades maiores pode causar dores de cabeça e náuseas, e danificar o fígado. A canela-do-ceilão contém relativamente pouca cumarina e, portanto, é mais saudável do que a canela-cássia.

O sal é permitido na cura da aveia?

Em princípio, sim: você pode cozinhar o mingau com caldo de verduras ou com uma pitada de sal. Mas use o mínimo de sal possível, preferindo ervas e outros temperos.

Flocos de aveia sem glúten também são adequados?

Sim. Trata-se basicamente de aveia comum –  a aveia é naturalmente não contém glúten . No entanto, durante a produção ou o processamento no moinho de grãos, traços de glúten de outros creais podem entrar na embalagem da aveia. Mesmo esses traços seriam extremamente perigosos para pessoas com  doença celíaca  , e é por isso que existem processos específicos de produção para eliminar até mesmo a menor contaminação por glúten.

Os flocos de aveia podem ser consumidos por pessoas com intolerância?

A aveia é adequada para quase todas as doenças. Se  você tem doença celíaca, certifique-se de escolher aveia sem glúten.

Você pode usar farelo de aveia em vez de flocos de aveia?

O farelo de aveia não é tão adequado. Ele contém muito mais fibras, o que o tornaria mais difícil de digerir e o mingau ficaria mais duro.

O que devo fazer se precisar tomar medicamentos?

Dependendo do medicamento, é bem possível que a dosagem precise ser ajustada. Para a insulina, por exemplo, de acordo com o  nutricionista Matthias Riedl,  uma "regra geral é reduzir a dose pela metade" – mas melhor discutir isso com seu médico! O tratamento deve ser sempre conduzido em consulta com seu médico, e principalmente a questão da medicação.

Copyright: Klaus Th. Finkam

R. Santa Luzia, 2698
64015-012 Teresina - PI / Brasil

+55 86 98837-3848

 
bottom of page